Casa de Juvêncio Santana é demolida; Juazeiro processava tombamento do imóvel

03/12/2018 às 7:22

A antiga casa do juiz Juvêncio Santana, personagem popular na História de Juazeiro do Norte, foi demolida neste domingo, 02. Imagens do momento em que homens começam a quebrar a fachada histórica foi capturada (veja abaixo).

O imóvel histórico localizado na rua São José, ao lado da Casa Museu do Padre Cícero, no centro da cidade, havia sido posta a venda em julho deste ano pelo herdeiro Juvêncio Gondim, filho de consideração do juiz, e comprada recentemente.

Até então sua fachada estava preservada, guardando a rica arquitetura popular de Juazeiro na década de 1920, quando foi habitada pelo primeiro juiz da Comarca de Juazeiro do Norte, Juvêncio Joaquim de Santana, amigo próximo de Padre Cícero. A história oral diz que os dois compartilhavam uma porta que interligava as casas.

Segundo informações da Prefeitura, o imóvel era de interesse patrimonial para a cidade, que buscava seu tombamento municipal, como aconteceu com alguns imóveis na rua Padre Cícero.

A área é de interesse imobiliário e comercial, estando localizada no coração de Juazeiro do Norte, próximo à praça Padre Cícero e seu novo projeto urbanístico.

Por Alana Soares/Agência Miséria
Miséria.com.br





Leia Tambem: