Fotógrafos do Cariri participam de exposição em Festival internacional

Do grupo formado por Allan Bastos, Nívia Uchoa, Rubens Venâncio e Emhan Kartal (da esquerda para a direita), apenas Allan é natural da região (Foto: Celso Oliveira)
07/12/2018 às 9:31

Fotógrafos e artistas da “luz” de diversos locais do país e do mundo estão reunidos no Fotofestival Solar que começou na última quarta-feira, 5, e segue até domingo, 9, no Dragão do Mar, em Fortaleza. Entre tantos talentos, quatro nomes da região do Cariri participam e afirmam: é uma experiência inédita, tomando novas proporções.

Allan Bastos, Nívia Uchoa, Rubens Venâncio e Emhan Kartal integram a Exposição “Miragem”, junto a outros 25 fotógrafos do Ceará, onde relevam suas interpretações dos fenômenos sociais na atualizada. Entre oficinas, exibição de filmes, palestras, vivências e exposições a mil, esta é apenas uma das diversas atividades da programação do Solar.

Do grupo formado, apenas Allan é natural do Crato, no Cariri, mas os quatro já possuem fortes relações afetivas com a região, o que também influencia seus trabalhos artísticos. Uchoa é radicada em Juazeiro do Norte, Venâncio é professor na Universidade Regional e o turco Kartal se apaixonou pela paisagem popular caririense.

“Esse Festival tem uma dimensão maior na carreira de cada um”, acredita Uchoa. “Pelo temas das exposições, sinto que aqui estamos discutindo o que nós somos e nossa fotografia é estética, é politizada, subversiva, performática… Esse é um festival de questionamentos atuais”, comenta.

E de fato, Solar possui forte tom crítico e sua pretensão é questionar o papel das artes na política cotidiana. Idealizado pelo renomado fotógrafo Tiago Santana, o Festival é realizado pelo Instituto da Fotografia (Ifoto) em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e com o Instituto Dragão do Mar.

Fotofestival Solar
De 05 a 09 de dezembro de 2018

No Centro Dragão do Mar (rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Entrada gratuita

solarfotofestival.com

Por Alana Soares/ Agência Miséria





Leia Tambem: