Prefeitura de Caucaia decreta situação de emergência pelo óleo no litoral

As manchas de óleo que estão atingindo o litoral do Nordeste chegaram à Praia do Cumbuco, no litoral de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. A Prefeitura de Caucaia decretou situação de emergência. A estimativa é de que o produto tenha se alastrado por uma extensão de dez a 15 quilômetros da faixa de areia do município.

A prefeitura, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e voluntários recolheram cerca de cinco toneladas de resíduos em um dia de limpeza.

Segundo a prefeitura, o monitoramento da Marinha indicou que somente 30% do óleo foi retirado no Cumbuco, enquanto 20% foi recolhido da Praia da Barra do Cauípe.

O que diz a Marinha e o Ibama

Nesta quarta-feira (6), a Marinha do Brasil informou que, no Ceará, as praias de Cumbuco, Barra do Cauípe e Canoa Quebrada permanecem com vestígios de óleo. Apenas os estados de Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco estão com as praias completamente limpas no Nordeste.

Levantamento feito pelo Ibama contabilizou cerca de 4.300 toneladas de resíduos retirados das praias até esta quarta. O material não inclui somente óleo, mas também areia, lonas e outros materiais utilizados durante a coleta.

Ceará news7

Comentar:
*Publicidade